Gripe em crianças

Gripe em crianças: quando me preocupar?

Quem tem filho pequeno sabe que, com a chegada do outono e do inverno, surge uma preocupação a mais: a gripe em crianças. Muitas vezes, no início da idade escolar, a doença também surge a cada novo ano letivo.

Isso acontece porque o sistema imune da criança ainda está se preparando para enfrentar agentes como vírus e bactérias. Por isso, a doença em questão é uma infecção tão comum nos pequenos.

O vírus da doença geralmente ataca quando a temperatura cai e o ar fica mais seco. Por isso, é no inverno que as crianças acabam apresentando aquele típico quadro de nariz escorrendo, febre, garganta inflamada e dor no corpo.

Mas é importante ficar atento, porque os sintomas dessa doença e do resfriado são bem parecidos. No entanto, a gripe é mais severa para o organismo. Por isso, é importante entender a diferença entre as 2 doenças.

Ambas são infecções virais. O que as difere é que são causadas por vírus distintos. O resfriado é provocado, em geral, por agentes virais da família do rinovírus. Já a gripe é causada pelo vírus influenza, que ataca de forma mais intensa o organismo.

O influenza se apresenta em 3 tipos: C, B e A. O tipo A é o mais severo. É nessa categoria que se encontra o tão temido H1N1.

Por isso, a prevenção sempre é a melhor opção. Algumas medidas podem ajudar muito, por exemplo: imunização com as vacinas antigripais; evitar locais onde há pessoas gripadas; manter a higiene de mãos e vias nasais e manter sempre a casa arejada.

Quanto mais nova a criança, maior deve ser o cuidado, já que a imunidade vai se fortalecendo com o tempo. No entanto, e se a doença já está instalada? O que podemos fazer?

Gripe em crianças: o tratamento correto evita complicações

Quando os sintomas gripais já se instalaram, o mais importante é tratar o quadro de acordo com as orientações do pediatra da criança. A doença tem um ciclo de duração de 7 a 10 dias. Durante esse período, os pais devem seguir à risca o tratamento orientado pelo médico.

Uma gripe mal curada, principalmente em bebês pequenos, pode trazer complicações graves. E aí, sim, ela pode virar um real motivo de preocupação.

Casos de gripe em crianças considerados graves

A doença, quando não é devidamente tratada nas crianças, pode enfraquecer o organismo possibilitando o surgimento de outras infecções. O próprio vírus, diante do enfraquecimento imunológico, pode atacar os pulmões, favorecendo o aparecimento de uma pneumonia.

Em crianças pequenas e bebês recém-nascidos, o quadro pode evoluir para uma condição mais grave. Por isso, é de extrema importância que, quando se apresentarem sintomas persistentes, como febre, falta de ar, dores e muco, o médico seja procurado com urgência.

Diante de um quadro de gripe em crianças, não devemos nos desesperar em princípio. Os pais ou responsáveis devem apenas ficar atentos ao correto tratamento e à evolução dos sintomas. O acompanhamento de um pediatra é fundamental nesses momentos.

Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?